O MIOMA UTERINO é uma das alterações benignas mais comum entre as mulheres, podendo acometer até 1/3 das mulheres em idade reprodutiva.
Ele é formado por fibras musculares que se originam na parede do útero e podendo se apresentar de tamanhos variados e em locais variados no próprio útero. Na maioria das vezes, os miomas são assintomáticos e só são descobertos após a realização de exames específicos. Contudo, o problema pode provocar sintomas característicos, como, dependendo do seu tamanho e localização no próprio útero: sangramento vaginal em grande quantidade, anemia, cólicas menstruais, sensação de peso ou pressão na parte inferior do abdome, dor pélvica e infertilidade.
O tratamento dos miomas uterinos deve ser individualizado e de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ser clínico (medicamentoso) ou cirúrgico.
Tem algum sintoma ou dúvida sobre esse tema? Agende uma consulta.

Ginecologia - Obstetrícia CRM: 120.601 Médica ginecologista e obstetra.​ Graduada em Medicina pela universidade de Marília. Mestre em Ginecologia/Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde atualmente é médica assistente voluntária do setor de Endoscopia Ginecológica. Faz doutorado na área de Endometriose, também pela Santa Casa. É médica do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Atua em Ginecologia Minimamente Invasiva realizando cirurgias laparoscópica e histeroscópica. Possui título de Especialista pela FEBRASGO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *