ADERÊNCIAS PÉLVICAS são formações de tecido fibroso (denso ou frouxo) sendo formados na cavidade abdominal. Podendo ser resultado natural do processo entre trauma x cicatrização, que consequentemente pode unir órgãos da região pélvica como trompas, ovários e até mesmo o intestino.
➡️ Traumas mecânicos através de cirurgias, infecções como a doença inflamatória pélvica, endometriose, radiação e reação de corpo estranho ….são algumas das causas que contribuem para o surgimento desses tecidos densos entre os órgãos, aumentando as chances de surgimento de:
✔️ Infertilidade, pela distorção da anatomia de tubas e ovários, dificultando o de transporte dos espermatozoides ( em uma tentativa de gravidez )
✔️ Obstrução intestinal;
✔️ Cólicas intestinais;
✔️ Dor durante a relação sexual ;
✔️ Dor pélvica.
💉🩺 A cirurgia minimamente invasiva apresenta menor chance de surgimento de aderências pélvicas devido menor manipulação de tecidos e órgãos, portanto menor trauma.

Ginecologia - Obstetrícia CRM: 120.601 Médica ginecologista e obstetra.​ Graduada em Medicina pela universidade de Marília. Mestre em Ginecologia/Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde atualmente é médica assistente voluntária do setor de Endoscopia Ginecológica. Faz doutorado na área de Endometriose, também pela Santa Casa. É médica do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Atua em Ginecologia Minimamente Invasiva realizando cirurgias laparoscópica e histeroscópica. Possui título de Especialista pela FEBRASGO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *